domingo, 5 de janeiro de 2014

Natal na Alemanha

Weinachtsmarkt de Ettenheim
Epa, mas o natal já passou faz umas 3 semanas...
Pois é, eu não atualizei a tempo, passou, mas é um assunto legal, e como o dia de reis ainda não é hoje, ainda vou falar.
O natal é uma data linda por aqui também.
Existem várias tradições, muitas das celebradas no Brasil tem origem aqui, começando com o pinheirinho, presépios, e músicas (a maioria delas te origem alemã).
Mas o que há de diferente é que o pinheiro daqui é de verdade. Comprado lá pelo dia 5 em diante, inclusive um dia antes do natal ou no natal mesmo, pra quem não quer deixar ele o tempo todo em casa. Outra tradição daqui é o adventskalender, o calendário de advento, eu fazia, mas como a minha família é alemã não conta. O adventskalender é uma calendário do dia 1 à 24 de dezembro, com um presentinho pra cada dia, ou é uma calendário que você pendura na parede, que tem janelinhas,e cada dia você abre uma e lá dentro tem um chocolatinho. Outra tradição essa que não é de natal, mas é da época, é a celebração do dia de Nikolaus, em 6 de dezembro. É como se fosse um mini natal. Neste dia "aparecem" guloseimas, ou um presente no seu tênis, ou bota. Isso vem da história que um padre Nikolau colocava moedas nas botas das crianças pobres (as botas que elas deixavam na janela para secar), e o pessoal comemora essa data mesmo, as crianças fazem Nikolaus na escolinha, este Nikolaus é igual o papai noel, mas é o Nikolaus, o papai noel só vem no dia 24.
Agora uma tradição muito legal que conheci aqui, o Weinachtsmarkt. Na verdade ele acontece em vários países da europa, mas com nomes diferentes, as traduções, seria em português, mercado de natal. Lá tem várias barraquinhas onde o pessoal vende artesanatos de natal, como presépios, coroas de advento, velas decorativas. E comidas, é claro, tem lá a barraquinha da Brattwurst, que não pode faltar, mas o mais típico é o Glühwein, que é bem parecido com o quentão no Brasil, vinho quente com algumas ervas (desculpe o termo, mas não sei o nome disso, é um tempero de bebida (??)), é bom, além disso, para comer, tem as tradicionais bolachinhas de natal. Ah, e lá o pessoal canta também. Eu fui com os jovens da minha igreja lá, e a galera cantou umas músicas,e a  gente distribuiu uns convites pro pessoal conhecer a nossa igreja, foi bem legal. Na minha cidade só teve Weinachtsmarkt em uma noite. Mas em cidades maiores ele fica aberto dezembro inteiro, até o natal.
 É muito comum as pessoas fazerem as suas receitas de bolachas de natal - Weinachtsplätzchen - em casa , seguindo as receitas de família, depois o pessoal dá de presente uns pros outros.
Ah, o natal aqui não é spo no dia 25, no dia 26 também é feriado. O dia 25 é chamado de primeiro dia de natal, e dia 26 é o segundo dia de natal, e como é feriado, na Alemanha, todos os comércios estão fechado, a exceção é de alguns restaurantes.
É isso aí gente, é bem legal essas diferenças culturais. Espero que tenham gostado, forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário