sábado, 18 de janeiro de 2014

Cidadania Alemã

  Essa foi a principal causa de eu poder vir pra cá.
  Meus avós são alemães, mas como houve muita perseguição aos alemães no Brasil, depois da guerra, minha vó teve que abdicar à cidadania dela para concorrer a uma vaga como professora pelo estado. Assim só sobrou procurar os documentos do meu avô. Consegui todos os documentos necessários (certidões de nascimento, casamento, óbito), fiz todas as traduções juramentadas (o que é um pouco caro), entreguei para o cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, paguei mais algumas taxas, e esperei. Fizemos para eu, minha irmã e meus primos, só o processo depois de já ter entregue os documentos levou mais de 2 anos. Isso que minha mãe tem a cidadania dela, que ela fez há bastante tempo atrás. Em 2012 tirei a cidadania e pedi o passaporte, este que pra fazer tem que pagar mais uma taxa. Saiu uma boa grana no processo. Mas valeu muito à pena.
  Com a cidadania alemã eu entro em qualquer país da união européia sem precisar comprovar quanto dinheiro eu tenho, o que eu vou fazer, onde vou ficar, não preciso de carta-convite, nem de visto, basicamente eu só mostro meu passaporte e entro. Depois de entrar, por ser cidadão alemão, eu posso trabalhar como qualquer um, só preciso fazer minha Lohnsteuerkarte, isso é mais ou menos o que seria a carteira de trabalho. Além disso, posso pagar os meus impostos, que são bem gordinhos, mas se eu precisar de alguma coisa, tiver alguma necessidade, o governo vai me dar amparo.
  Creio que vale a pena fazer, eu sei que é caro, e se você acha que não vai viajar, ou se viajar não vai ficar mais de 3 meses, eu te digo uma coisa: faça. Talvez você não precise mesmo, mas a cidadania alemã valerá até seus netos. 
  Quem tem a possibilidade de fazer, isso é quem tem pais, avós ou bisavós alemães, tem como conseguir os documentos, faça. Isso ajuda muito. Para mais informações procurem o site da embaixada alemã no Brasil, eu fiz tudo baseado no que tem lá, e deu tudo certo. Também, se na tua cidade tem consulado, ou consulado honorário, com é em Curitiba, vá lá, faça uma visita, ele com certeza vai te esclarecer sobre tudo o que você vai precisar fazer.
  Forte abraço e até a próxima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário