sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Strasbourg

Olá amigos,
faz tempo que não escrevo, porque estou me entretendo fora da internet, enquanto ainda é suportável ficar fora de casa.
Bom, não é disso que vim falar hoje, mas sim do meu passeio que fiz à Strasbourg, há umas semanas atrás.
Aqui na Alemanha, as linhas de trem são gerenciadas por grupos, e cada um desses administra uma região, essa região é um conjunto de cidades, dificilmente é o estado todo, no caso, a TGO administra a região de Ortenau-Kreis, que fica no oeste do estado Baden Wütenberg, abrange a região do Rust (Europa-Park) até  acima de Offenburg, essa região corresponde com a fronteira com a França. Como muitas pessoas moram na França e trabalham nessa região, ou o contrário, ou não só os que trabalham, o pessoal que faz turismo, também, circula nesse trecho, a TGO e a correspondente companhia francesa, que atua na Alsace (Alsácia), tem uma parceria, que você compra um bilhete chamado europass, que custa 8,50 euros, e com ele você pode circular por toda área de Ortenau, e pela Alsácia, num período de 24 horas, usando trem, ônibus e demais transportes urbanos.
Notre-Dame de Strasbourg
Eu havia comprado o bilhete de tarde para usar no Ortenau-Kreis, li que ele valia para a Alsácia e vali 24 horas, então, na manhã seguinte, usei-o. O trem sai de 2 em 2 horas de Offenburg, e vai para Strasbourg, o trajeto leva um pouco menos de uma hora. Descendo na estação francesa, já deu pra perceber uma diferença entre os dois países, que é o respeito ao semáforo, pelos pedestres, porque na Alemanha, a maioria das pessoas, espera até ficar verde, mesmo que não tenha nenhum carro, já no lado francês, o pessoal vai atravessando sem medo de ser feliz. Mas falando da cidade, a minha dica sempre é andar na direção das torres das igrejas, não teve erro,  segui por várias ruas, com uma arquitetura muito bonita, cheia de detalhes, fui seguindo esse caminho e cheguei na Notre-Dame de Strasbourg, uma igreja lindíssima, enorme, que você pode entrar, e aconselho você a entrar, pois os vitrais dela são deslumbrantes. A praça na frente dela é cheia de turistas, e há música no ar, também é muito aconchegante, ali perto tem uma loja que vende uns biscoitos amanteigados que são uma tradição da cidade, e sim, são muito gostosos.
Agora, pra conhecer outros pontos, o que eu fiz, foi andar sem muito rumo,  fui andando pelas ruas, e encontrei muitas construções bonitas, comprei croissant em uma das inúmeras padarias que há por ali, e depois tentei voltar para a estação de trem, para mim não foi muito difícil, mas pode ser meio complicado, pois as ruas não se cortam em ângulos retos, é mais ou menos um semi-circulo, mas o bom é que a estação central, Gale, é o centro do circulo, e é um prédio enorme, e bem bonito.
Bom, para mim valeu muito à pena, não é caro conhecer a França, e é muito, mas muito bonito mesmo, se você pegar um dia de sol, deve valer a pena subir na torre da Notre Dame, eu tive azar e peguei um dia de nevoeiro, e eu não subi a torre.
Até a próxima, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário