terça-feira, 26 de novembro de 2013

Moedas

Quem quer dinheiroo??
Agora vim falar com vocês sobre moedas, a zona do euro é composta por 17 países, e cada país tem sua casa da moeda, então cada país produz uma moeda diferente, claro que só no verso. A maioria dos países adotou o mesmo verso das moedas usadas antes de adotarem o Euro. Além disso, há várias edições especiais, moedas comemorativas, e isso é legal, mesmo quem não é numismata acaba guardando essas moedas e fazendo coleção.
O euro tem moedas de 1 e 2 centavos, e sim, você vai ganhar muitas dessas, porque aqui não existe essa história de levar bala de troco, mas também não existe chorinho, então se é 1,99 ou você para exato, ou paga a mais, e recebe a moedinha. Essas moedas não servem muito, a menos que você guarde elas num saco e chegue para comprar alguma coisa no mercado, no terminal para comprar ticket de trem, por exemplo, só são aceitas moedas maiores que 10 centavos. Porém, você vai guardando elas em casa, num pote ou no que você quiser, e então você leva no banco e eles depositam, ou trocam para você.
Outro ponto importante é que aqui também há moedas de 2 euros, e somado a isso tem o fato de que você pode comprar bastante coisa abaixo de 2 euros, então você anda coma  a carteira cheia de moedas. Lembro também que se você quiser pagar seu ticket do metrô, de 2,20 com 20 euros, você vai receber 17,80 em moedas.
Agora vai uma dica especial para os numismatas. Eu fui esses dias na loja que tem junto ao prédio do Euro, na praça Willy Brandt, em Frankfurt. Lá tem muita coisa pra fazer coleção e muita coisa interessante, mas não é muito barato, porém eu achei lá uma coisa que me deixou doido da cabeça, hehe. Um saco de 1kg de moedas do mundo inteiro, boa parte são moedas anteriores ao euros, da europa, mas tem muitas da áfrica, ásia, eu inclusive achei uma de 20 centavos de cruzeiros, da década de 70. Tudo isso por 8,95 euros, é um saco com moedas aleatórias, no meu vieram moedas de mais de 50 países diferentes, e umas moedas comemorativas, vale muito à pena.
Forte abraço pessoal, até mais.

3 comentários:

  1. ei , adorei seu texto sobre moedas, eu estou começando uma coleçao agora, e queria muito ter essas da zona do euro. quem sabe um dia.
    parabens , continue produzindo textos. abraços. Rodrigo Maia - Belo Horizonte-MG
    ps: cheguei ao seu blog pq estava procurando sobre moedas , mas vou ler seus outros textos tambem parecem legais.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a terceira moeda quanto vale

    ResponderExcluir