sábado, 9 de novembro de 2013

Dirigir na Alemanha

Olá amigos,
Hoje vou falar um pouco sobre como é dirigir na Alemanha.
Em geral, as regras são as mesmas, mas há algumas peculiaridades, que são interessantes de se saber, pra fazer bonito quando estiver aqui.
Primeiramente, sim, há locais sem limite de velocidade, e não são poucos, as restrições para velocidade ficam dentro das cidades, ou quando vai entrar em alguma rotatória, ou há alguma bifurcação à frente.
Placa indicando fim da restrição de 30 km/h.
As regras são bastante rígidas, e não adianta querer burlar. Bom, para velocidade, dentro das cidades, ou dos vilarejos a regra, é geralmente de 30 km/h, isso nas cidades pequenas, nas maiores, onde há ruas maiores, isso vai pra 50, ou 70 km/h. Mas há pouco trânsito, não há lombadas, muitas cidades não tem nem sinaleiro, por serem muito pequenas. Mas há as faixas de pedestre, e sempre que há a indicação, e tem um pedestre ali para atravessar, você tem que parar e deixá-lo passar. Há ruas, em que o sinaleiro para pedestres está verde, e para os carros que vem na perpendicular também, então, quem vai fazer a conversão, deve esperar o pedestre passar, para avisar isso, tem um sinal amarelo que fica piscando, para indicar ao motorista que ali o pedestre tem a preferência. Outro ponto é que nas cidades, há muitas ruas estreitas, e muita gente querendo estacionar, aí você vai perceber que o meio fio das calçadas são baixos, e o pessoal estaciona metade do carro na calçada, e outra metade na rua, isso é normal e certo, desde que tenha placa indicando que pode. Esta placa é uma placa azul, com uma listra ou um x vermelho, e uma seta indicando o lado da rua em que você pode estacionar. Outro fato que se deve prestar bastante atenção é que mesmo assim as ruas continuam estreitas para os carros passarem nos dois sentidos, por isso é importante sempre ter muita atenção e ser gentil, um dos carros terá que achar um espaço para encostar, e deixar o outro passar.
Bom, mas querem falar de velocidade, né. Bom, as placas de sinalização de velocidade são iguais, e a regra é a mesma, a diferença para o Brasil é que existem placas como essa da foto, com a velocidade que valia até aquele ponto e uns riscos em cima, o que indica que a partir daquele ponto não há mais limite de velocidade, isto, claro, até a próxima placa indicando o limite, mas fique tranquilo, nas rodovias, você dirige um bom tempo sem limite nenhum. Mas muita atenção nos períodos de neve, isso pode se tornar muito perigoso.
 Falando em neve, a limpeza das ruas acontece assim, as ruas grandes, passa o caminhão limpando e jogando sal, para derreter a neve, aí dá para dirigir, mas claro, sempre com atenção, pois ainda há possibilidade de ter algum gelo na pista. Nas ruas menores o caminhão só joga umas pedras pequenas, que servem para ajudar na freada. O período considerado de inverno, para o trânsito é 01 de novembro até 31 de março, então, nesse período todos os veículos precisam ter pneus para neve, e é bom colocar um produto especial no limpador de parabrisas, para este não congelar. Outra coisa para se ressaltar é que as motos mais potentes e carros mais esportivos, que não tem muita estabilidade não podem trafegar neste período de inverno, para isso, nesses veículos, no canto direito da placa há os números 04/10, indicando que entre abril e outubro ele pode trafegar.
Agora, a título de curiosidade, vou tentar explicar como funcionam as placas dos veículos. Em geral há duas letras, mas já vi alguns com 3 e com uma só, que indicam a cidade, como os veículos emplacados em Villigen e Schwenningen recebem as letras VS, depois vem dois brasões, o de baixo indica a região em que foi emplacado, como se fosse do detran, e acima, um outro que indica que o carro passou na inspeção, que é feita a cada dois anos. Depois vem a sequencia de duas letras e quatro números que o dono do carro escolhe, geralmente relacionado ao nome e data de aniversário.

Bom, é isso aí que eu vim trazer para vocês, galera, forte abraço.

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