terça-feira, 26 de novembro de 2013

Preconceito

Olá galera,
neste post vou abordar um tema complicado e polêmico, o preconceito, ou os preconceitos que eu percebi aqui na Alemanha. Primeiramente quero dizer que o que escrevo aqui, se trata do que eu vi, e a minha percepção, e com certeza não pode ser generalizada.
Aqui na Alemanha moram muitos estrangeiros, mas muitos mesmo, e eles formam guetos com o pessoal do seu país, e não se misturam com outros, e pior, não se misturam com o pessoal daqui da Alemanha. Mas isso, só pra alguns povos, os latinos, por exemplo, se misturam muito bem aqui, e são muito queridos pelos alemães, já os turcos e os russos, a história é bem diferente.
Para os brasileiros não há preconceito, aqui devo abrir um parênteses, porque há os neonazistas, mas eles abominam qualquer estrangeiro, inclusive os brasileiros, mas são muito raros os casos, no brasil também há, não é algo muito comum, vi um caso apenas. Mas em geral, o pessoal, os alemães, aqui são bem abertos pra conversar, claro que você tem que puxar assunto pra falar com eles, porque os alemães não são muito de ficar jogando papo pro ar, então, se você quiser aprender falando, tem que chamar os caras pra conversar mesmo. E assim, eu falo errado, e não tem problema, eles veem que eu estou aqui pra aprender, e eles acham bonito, na verdade, eles acham o sotaque do alemão que os latinos falam, bonito, o que é bem diferente do que o pessoal que vem do leste europeu fala, esse pessoal fala mais grosso, é terrível de ouvir, e os latinos já tem uma musicalidade na fala.
Agora, existem duas populações que são casso especiais aqui que são turcos e russos. Para os turcos, há um preconceito porque eles são muito diferentes, se tratando de religião e cultura, e são muitos, então, eles vivem em guetos, não se misturam muito. Eles vieram para reconstruir a Alemanha, depois da segunda guerra, e depois, na hora de voltar, resolveram ficar por aqui. O problema é que aqueles que ficaram aqui, começaram a trazer seus parentes, e por serem em grande numero, e muito apegados à sua cultura antiga, eles confrontam um pouco os alemães. Porém, eles tem um lado bom, em que os alemães e turcos convivem bem, que são as paradas de Kebab e pizza, todo lugar tem um, é como o cachorro quente no Brasil, bom, gostoso e barato, e é uma das únicas coisas de alimentação que fica aberta até mais tarde, normalmente até umas 23h, o que é bastante porque aqui anoitece cedo, alguns vão até a madrugada, ou são 24h.
Já para os russos o preconceito é um pouco mais histórico. Há sim o fato de eles serem grossos, no jeito ríspido, mas isso é explicado porque lá eles viviam uma vida muito difícil. Mas vendo a história, quando a Alemanha foi dividida após a segunda guerra, aqui o sul, onde eu moro (sim, estou falando do que eu percebo, pode ser que no norte é diferente) foi tomado pelos franceses e canadenses, então era tudo muito pacífico, casas abertas, sem cercas, sem proteção, gente honesta. Aí, quando reunificaram a Alemanha, muitos canadenses e franceses foram embora, claro que alguns criaram família aqui e ficaram, e os russos, descendentes de alemães, que estavam vivendo o regime comunista, fugiram pra cá, e como não tinham dinheiro, muitos deles começaram a roubar, aí que complicou a história, e desde então, os russos não são mais muito bem vistos por aqui.
Mas claro, que eu estou sendo muito preconceituoso, também, falando assim, não dá pra se generalizar, mas é uma percepção que se tem rapidamente quando se chega aqui. Já morei com uma família de russos que foram muito legais comigo, já conversei com turcos que foram também muito bacanas, mas aí também varia de pessoa pra pessoa.
Bom, um grande abraço pra vocês e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário