sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Frankfurt


Bom, hoje, escolhi apresentar a cidade de entrada para muitos, inclusive eu, na Europa. Frankfurt é uma das maiores cidades da Alemanha, mas mesmo assim, só tem cerca de 700 mil habitantes, boa parte de sua população é estrangeira, em todos os lugares você consegue alguma informação falando apenas inglês, a população da cidade também é bem aberta aos turistas, mas por receber muitos turistas e viajantes à negócio, ela é a cidade mais cara da Alemanha.

Agora vão aí algumas dicas para você se virar em Frankfurt:

Ao chegar no Aeroporto de Frankfurt, procure pelo Bahnhof, que é o transporte (trem) que irá te conduzir até o centro da cidade. Você irá encontrar algumas máquinas, de guichê eletrônico, para comprar a passagem, essas máquinas são poliglotas, basta você selecionar a linguagem no painel. Compre uma passagem simples, para Frankfurt (Hbf) (o tipo do trem é o s-bahn, o número é s-8 ou s-9) - Essa estação é a principal, que fica bem no centro da cidade, é conhecida por Hauptbahnhof, no teto do trem aparece a próxima estação, é bem fácil se achar. Ao sair da estação você estará na principal rua de comércio da cidade, ali você poderá fazer suas compras, e também comer qualquer coisa na feira (incluindo aquele rindwürst).

Agora, para fazer turismo, é muito simples, basta seguir as torres das igrejas, sempre ao redor delas há muita construção antiga, e muito bonita. 
A primeira praça que você encontrar tem uma igreja católica, pequena, do século XV, e nessa praça há um chafariz do século XVII. Seguindo pela rua, você vai encontrar uma das principais praças do centro histórico de Frankfurt, onde abriga a antiga prefeitura, e vários restaurantes de comida típica, bem como lojas de souvenires abrigadas em casas que datam do século XVII. Nessa praça há uma igreja Luterana - St. Paulsgemeinde, onde há um orgão que é muito lindo, aliás, os orgãos são um detalhe à parte nas igrejas daqui, e o pastor dessa igreja é bem atencioso, e fica na entrada  da igreja recepcionando os visitantes. Nesse ponto da praça você pode seguir por dois caminhos, ou ir para o Dom Turm, uma igreja gigante, que pode ser vista de quase toda a cidade, a qual falarei mais tarde, ou seguir na direção da sorveteria Da Vinci, que tem um sorvete espetacular, e ir ao museu de história da história de Frankfurt (Historisches museum frankfurt) que tem várias exposições que mostram detalhes da história de frankfurt, e de pessoas importantes dessa cidade. Nesse museu há uma coleção de armaduras e armas medievais, que particularmente, é a melhor parte do museu, é fenomenal. Saindo dali pode-se seguir para o rio Main, e atravessá-lo numa linda ponte, e chegar ao outro lado da cidade, onde a atração é uma igreja luterana do século XV. Agora vou falar do Dom Turm, Essa igreja católica que começou a ser erguida em 1415, tem uma torre enorme, que chega à 95 metros de altura. Vale muito à pena visitá-la, dentro dela, há inscrições e monumentos do século XV, e um orgão enorme, o maior que eu vi, que é tocado durante o dia. Outra atração do Dom Turm é a torre, a qual, você pode subir, com um pouco de empenho, e com 3 euros, ou 1,50 para estudante, na entrada. São 66 metros de subida, com 328 degraus, numa escada apertada em caracol. Todos chegam extremamente ofegantes e cansados lá em cima, mas já na subida dá pra ver a vista que se tem de lá, é muito bonito, e vale a pena fotografar de todos os lados da torre. Lá de cima pode ser vista a cidade inteira, até algumas cidades vizinhas, a vista do centro histórico e do centro comercial é fantástica. Inclusive, sugiro visitar o museu antes de visitar a torre, pois no museu há algumas plantas históricas da cidade, que podem ser percebidas, lá do alto.
Outra parada é no Commerzbank Arena, para quem é aficionado por futebol, e tem dinheiro, vale à pena ir à um jogo. o preço do ingresso é no mínimo 30 Euros, e pode ser comprado pela internet, na hora, como nós fomos, na bilheteria, o mais barato estava 50 euros, já na mão de cambistas, sim, há cambistas lá também, é entre 30 e 45 euros. O acesso ao estádio é facil, basta pegar o s-bahn para Frankfurt Stadion, e ir seguindo a unica rua que sai ali, e você vai chegar ao estádio. A torcida é bastante aficionada, e a cantoria lá dentro é bem bonita, muitos torcedores vem vestidos com aqueles trajes típicos alemães, e fazem um show à parte.

Extras:
Frankfurt é uma cidade de 800 anos, mas foi praticamente toda ela destruída por bombardeios da segunda guerra mundial, e posteriormente reconstruída.
Frankfurt é a única cidade alemã em que podem ser construídos arranha-céus, mas mesmo assim, eles não são muitos, e estão localizados quase que juntos no centro da cidade.
O trem é algo muito caro, cerca de 4,25 euros a passagem, mas você pode comprar uma passagem pro dia (taggeskarte) com o custo de 8, 30 euros, você pode andar quantas vezes você quiser naquele dia, na área escolhida.
Uma loja interessante para se procurar para comprar CD's, DVD's, jogos, e eletrônicos é a Saturn.
Tire um dia inteiro para passear, você terá atividade para o dia todo, e verá muita coisa bacana.

Abraços,
Samuel Misfeldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário