quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Cigarro

Quando eu estava no Brasil, me falaram que as pessoas fumavam muito, mas não achei que seria tanto...
Aqui o fumo é totalmente livre, claro que há lugares como hospitais, ou onde há perigo de incêndio, onde o pessoal não fuma, mas em qualquer outro lugar, o pessoal fuma, e nem se importa se a fumaça tá indo na cara de alguém que não quer, afinal, como quase todos fumam, desde os adolescentes, ninguém reclama. Esperando o trem é horrível também, porque você está sentado numa boa, daí vem um cara e começa a fumar do seu lado, e se não  bastasse, do outro lado alguém também começa a fumar, é horrível mesmo.
Mas agora vou falar de algumas curiosidades. O cigarro aqui é altamente taxado, na Alemanha, um maço sai por uns 5 euros, no mercado, e nas ruas, em cada quadra residencial, parada de ônibus ou estação de trem, tem uma máquina, parecida com essa da foto, que eu achei na internet. 
Quando eu estava vindo de Strasbourg, na França, onde o fumo também segue esse padrão aí, conheci um cara, que pegava o trem, pra ir pra Alemanha (tá bom, que as cidades são interligadas), porque na cidade dele ele pagaria uns 7 euros pelo maço, e na Alemanha, só 5. Mas pelo menos, ele disse que queria largar... 
Outro fato curioso é que, como os cigarros são caros, os componentes dele são vendidos separadamente, ou seja, você pode comprar a nicotina, o tabaco, filtro, e sei lá mais o que tem dentro, e montar o seu. Então, é comum você ver alguém enrolando o papelzinho, como se estivesse fazendo um cigarro de maconha, mas tá, na verdade, montando o seu cigarro. O que é pior que o cigarro normal, porque o cheiro desse é muito pior...
Eu, particularmente, fico pensando nos adolescentes, e crianças que vivem aqui, e estão muito propícias a se tornarem fumantes, pois, o cigarro é facilmente comprado, ninguém regula a venda disso aqui, ainda mais nessas máquinas. Ainda o costume de ver o pessoal fumando, o contato direto com a fumaça, e até o fato de eles se acostumarem com o cheiro, principalmente, porque os adultos fumam perto das crianças, dos filhos bebês inclusive, sem a menor preocupação.
Eu sei que o aqui, tudo parece ser muito mais desenvolvido do que no Brasil, mas nessa questão, estamos muito à frente, mesmo que no Brasil não haja um controle realmente rígido, há um senso comum em não fumar perto das crianças, ou o constrangimento em fumar perto de outra pessoa.

Até a próxima, pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário