Acho que ainda não falei sobre isso, e muita gente me pergunta se tem diferença, quando eu digo que é muita gente, é o pessoal do Brasil e o pessoal aqui.
Então Samuel, a comida da Alemanha é muito diferente, você já está acostumado?
-Não, a comida não é tão diferente não, a maior parte é igual. Macarrão, arroz, salada, batata, e uma carne.
Agora as diferenças, aqui tem uns molhos muito bons para saladas, é meio que um creme de leite, com umas ervas, posso estar errado na composição, mas a parada é boa mesmo. Batata, sim, batata tem muito, principalmente porque ela vinga aqui nesse frio, e ela é colhida agora antes do inverno, e abastece o inverno, quando há falta de outros alimentos (claro que nos mercados tem, mas antigamente não tinha). O chucrute também segue essa lógica do inverno, e outra, eles fazem o chucrute ficar bom mesmo. Aqui o pessoal curte muito paprika, pimentão, mas não é todo mudo que gosta, então eles sempre perguntam antes de colocar. Quando eu vim pra cá eu não sabia que o pessoal era chegado nas comidas um pouco mais apimentadas, eu tenho uma teoria de que isso é algo mais recente, e por isso também que eles tem cuidado em perguntar.
Também tem a parte das frutas, que aqui são boas, tem muita maçã aqui, mas eles importam muita coisa, eles comem também bastante banana, que vem normalmente da américa central, assim como outras frutas tropicais, tem também uva, que é produzida aqui, mas essa produzida aqui é boa pra fazer vinho, pra comer não é a mesma coisa, as que você compra pra comer no mercado são importadas, e fui pesquisar de onde vinha, e elas vinham do vale do São Francisco, é, o velho Chico.
Meu último churrasco. #saudades |
Pra beber, os refrigerantes são praticamente os mesmos que no Brasil, exceto o guaraná que não tem (mas você consegue até encontrar em algum mercado, se tiver sorte), sucos são os mesmos sabores, inclusive tem de goiaba, mas pra tomar um sabor tradicional daqui, tem que ser maçã, e agora vem um diferencial que é o Schorle, que é o suco com água gaseificada, muita gente prepara em casa, mas você pode comprar, o que mais tem é o de maçã, o Apfelschorle, que é o preferido de todos, inclusive as crianças pedem isso o tempo todo, como é suco com água, então os pais dão pra elas no café da manhã, almoço e janta.
Agora se você quiser "comer fora", há opções para fastfood como McDonnalds, há Burger King, KFC, além das barracas de brattwurst.. mas o que mais tem aqui são os pontos de Kebap e pizza, que são as lojas das famílias turcas, tem em todo o lugar, e a pizza é bem diferente do Brasil, só para constar. Agora se quiser uma refeição mais reforçada, há também as opções baratas, com os chineses, agora pra comida tradicional, que é muito boa, você precisa perguntar pro pessoa daqui - onde tem um restaurante bom com comida ______(região onde você está - Ex: Badner, ou Bayern, ou então comida alemã (Deutsch) mesmo).
Quanto a higiene, eu pelo menos, confio em todos os lugares aqui. Vale ressaltar pra quando você quiser beber água, dizem que na Alemanha você pode beber a água da torneira, mas há lugares onde há muita concentração de cal na água, então, se você tiver como filtrar, é bom, senão, não tem problema. Se você ficou receoso com o que escrevi agora, também dá pra comprar garrafa no supermercado, não garrafão de 20l, mas garrafa de 1,5l.
Bom, é isso aí pessoal, bom apetite à todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário